UMA MÃO CHEIA DE CONSELHOS PARA CONTROLAR A INGESTÃO DE AÇÚCAR DIÁRIA, O PESO E OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE

Saber que quantidade de açúcar extra contêm os alimentos é essencial para a prevenção e tratamento da diabetes tipo 2, como explicado pela equipa de nutricionistas e dietistas especializados em diabetes tipo 2 do Método DiaproKal®. Assim, a Pronokal Group divulga cinco dicas para controlar a quantidade de açúcar ingerida, aproveitando o verão que se aproxima e as altas temperaturas que podem aumentar o consumo de produtos com quantidades elevadas de açúcar, tais como bebidas açucaradas, molhos ou sumos.

De acordo com estudos recentes, para cada aumento de 5% de calorias da ingestão calórica total causadas por bebidas açucaradas, incluindo alimentos doces, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta em 18%, por isso é aconselhável verificar a quantidade de açúcar consumida diariamente e não exceder a quantidade recomendada (50 g para as mulheres e 70g de açúcar para os homens). No entanto, de acordo com os especialistas do Método DiaproKal®, o tratamento multidisciplinar de perda de peso sob supervisão médica com base numa dieta proteinada para pré-diabetes e diabetes tipo 2, a grande maioria dos produtos consumidos tem já grandes quantidades de adição de açúcares e gorduras que os consumidores desconhecem e que contribuem para aumentar o peso e os níveis de glicose.

“Nós treinamos os nossos pacientes para que, depois de terem perdido peso e conseguirem controlar a diabetes tipo 2, saibam como manter essas conquistas a longo prazo e sejam tão autónomos quanto possível. Portanto, nós ensinamo-los a escolher os produtos que são os mais indicados para manter uma vida saudável a longo prazo”, explica Elvira Berengui, nutricionista especializada em diabetes tipo 2 do Método DiaproKal®.

Chave para uma compra mais saudável

1. Para começar, o primeiro conselho dado pelos especialistas deste tratamento é alertar as pessoas, especialmente os doentes de diabetes tipo 2, para que leiam os rótulos dos produtos para descobrirem a quantidade de açúcar presente na sua composição. Muitos produtos que afirmam ‘sem açúcar’ e que não têm açúcares adicionados têm, no entanto, ingredientes com açúcar na sua composição. Por exemplo, no caso dos sumos de fruta que têm frutas com açúcar na sua composição, acabam por conter açúcar na sua base…

Ver notícia completa