O objetivo do Método DiaproKal não é só a perda de peso. Também se pretende que a pessoa adquira alguns hábitos de vida saudáveis – dieta equilibrada, com uma repartição de nutrientes especialmente adequada para pacientes com excesso de peso e diabetes tipo 2 ou pré-diabetes, e prática de exercício – que lhe permita manter o peso idóneo ao longo do tempo. Este trabalho é realizado desde o início com um suporte de coaching que apoiará a pessoa neste processo de mudança.

Um futuro saudável

Esta última etapa do Método DiaproKal, à qual denominámos “O seu estilo de vida”, é tão importante como as etapas de perda de peso. Deve ter a consciência de que não pode voltar a comer como fazia antes. Por esse motivo, o que se pretende nesta etapa é consolidar os novos hábitos de saúde, de modo que os resultados obtidos se prolonguem no tempo. Para isso, o médico calcula as necessidades energéticas diárias de cada pessoa e proporciona as diretrizes que permitem seguir uma dieta equilibrada adaptada para diabéticos tipo 2.

Por outro lado, a pessoa que tem vindo a seguir o Método continua a contar, durante dois anos, com o apoio da equipa de dietistas-nutricionistas especializada e coachers, que o aconselharão, resolverão as suas dúvidas e vigiarão que forma a manter os hábitos alimentares adequados.

A atividade física também faz parte do novo estilo de vida que deve consolidar-se durante esta etapa, e que é fundamental não apenas para manter o peso mas também para controlar os níveis de glicose do diabético tipo 2.

Definitivamente, o objetivo desta etapa é que o diabético tipo 2 ou pré-diabético que tem seguido o Método tenha perdido o excesso de peso e consequentemente consiga o controlo do metabolismo da glicose, além de aprender alguns hábitos de vida saudáveis que o ajudem a manter ao longo do tempo o seu novo peso, conseguindo assim um futuro saudável.