Tal como indicam os organismos científicos internacionais, a forma mais efetiva de fazer face à Diabesidade é perder o excesso de peso mediante a eliminação de gordura, ainda que existam também outros fatores que contribuam para o controlo da Diabesidade. Deste modo, a perda de peso contribui para controlar o metabolismo da glicose no paciente diabético tipo 2.

O modo mais eficaz de eliminar a gordura, especialmente quando se trata de pessoas com diabetes tipo 2, é através de uma dieta apropriada. Deve ser um médico a definir o controlo dietético adequado para cada pessoa para que, não só a ajude a perder gordura, como também contribua para melhorar os níveis de glicose.

Um tratamento personalizado

Cada pessoa possui as suas particularidades, pelo que é conveniente que o plano de redução de peso que deva seguir se ajuste às suas necessidades. Para isso, o médico avaliará o seu estado global de saúde, tendo em conta circunstâncias como a sua idade ou há quanto tempo sofre de diabetes tipo 2, entre outras. Com os dados obtidos, elaborará um plano nutricional e de atividade física personalizado para cada caso, o que, juntamente com o apoio psicológico, ajudá-lo-á a conseguir o objetivo de perder peso e mantê-lo a longo prazo.

Se tiver alguma dúvida, deve consultar o seu médico.