Que tipo de dietas existem para perder peso?

Existem no mercado uma multitude de dietas à disposição das pessoas que decidam perder peso. É muito importante escolher uma dieta que se adapte perfeitamente às nossas necessidades. Escolher a dieta inadequada converterá o nosso propósito de perder esses quilos que nos incomodam num fracasso. Uma dieta monótona e aborrecida conduzir-nos-á ao seu abandono, recuperando os quilos que tenhamos perdido. Por outro lado, todas elas se baseiam em diferentes desequilíbrios nos nutrientes que fornecem ao nosso organismo. Por esse motivo, com o objetivo de não colocar em risco a nossa saúde, é vital contar com o apoio de um médico.

Basicamente, dividem-se em três grandes grupos:

-Hipocalóricas.

-Hiperproteicas.

-Proteinadas.


 

 Dietas hipocalóricas

As dietas hipocalóricas são as mais habituais. O seu fundamento consiste em reduzir as calorias, proteínas, gorduras (lípidos) e hidratos de carbono que se consomem, mantendo as proporções entre elas. Este tipo de dietas provoca carências de determinados nutrientes, o que pode implicar um risco para o organismo. A redução de peso é muito lenta, o que conduz ao desânimo e ao abandono da dieta. Por outro lado, perde-se massa muscular, quando o importante é perder gordura e não músculo.


 

 

 

 Dietas hiperproteicas

Nas dietas hiperproteicas, o que acontece é a redução do consumo de hidratos de carbono e o aumento do consumo de proteínas a níveis muito acima do que o organismo necessita. Este elevado aumento no consumo de proteínas poderá ser contraproducente porque pode afetar o normal funcionamento do fígado e dos rins. Esta circunstância, juntamente com o facto deste tipo de dietas se realizar frequentemente sem a supervisão de nenhum médico, pode implicar um risco para a saúde.

 

 

 Dietas proteinadas

Por último, está o grupo das dietas proteinadas, no qual se baseia o Método DiaproKal.

A diferença das anteriores, neste tipo de dietas reduz-se o fornecimento de gorduras (lípidos), restringe-se consideravelmente a ingestão de hidratos de carbono e mantém-se a totalidade do fornecimento proteico para o funcionamento do organismo. No caso de DiaproKal, este fornecimento de proteínas é enriquecido com a presença do que se denominam proteínas de Alto Valor Biológico, que são assimiladas pelo organismo com mais facilidade.

A dieta seguida com o Método DiaproKal foi concebida para cobrir todas as necessidades do organismo. Por outro lado, a perda de peso é conseguida através da eliminação da gordura, diminuindo a perda de massa muscular.